• Maria Luiza & Gédna

Ficha de Projeto para deixar todos os seus projetos organizados.

Olha, eu não sei vocês, mas a quantidade de projetos que temos "em andamento" por aqui é enorme! Nós, carinhosamente, nomeamos a parte do armário onde ficam tais projetos de "O Limbo". Uma vez que eles entram lá, pra sair só com uma força sobrenatural. Pode ser que a gente tenha enjoado dos tecidos, pode ter dado alguma coisinha errada e perdemos a vontade de continuar, pode ser só ranço mesmo, porque não?


Baixe sua Ficha de Projetos aqui!

Mas o fato é que esse lugar existe e nossa memória não é tão maravilhosa assim pra lembrar de todos os detalhes de todos eles. Tivemos que inventar uma técnica pras coisas não saírem do controle. Pra falar a verdade adoramos inventar processos que facilitem nossas vidas. A disposição das coisas no nosso ateliê já mudaram de lugar trocentas vezes para os "processos" funcionarem melhor. Mas o importante é que FUNCIONA.


Depois que inventamos a Ficha de Projeto paramos de esquecer que aquele tecido estava separado pro viés de outro projeto (acontecia de a gente usar pra outra coisa e sofrer pra achar igual quando chegava a hora de colocar o tal viés), de ter que recalcular tudo pra poder tirar alguma coisa do Limbo, de ficar horas tentando lembrar "o que é esse tecido mesmo?"


E nunca me tocamos que vocês poderiam gostar de uma Ficha de Projeto também!


Mas a sofrência de todos acaba aqui! Vamos compartilhar com vocês a nossa Ficha, do jeitinho que a gente usa. Ela é super simples e auto-explicativa.

  • Título e datas

Esse nem precisa explicar muito, né? Coloca ali o nome do projeto e para quem você vai fazer a peça. Se é um presente, coloca o nome da pessoa ali! Coloque também a data que você começou o projeto.

Se você precisa entregar a peça em alguma data, coloque ela no campo "Data que terminei". Se não tiver prazo para terminar, deixe em branco. Vai ser legal ver em quanto tempo você faz um projeto, mesmo que leve anos!

  • Progresso

Preencha as estrelinhas de acordo com o quanto você vai completando o passo-a-passo.

  • Pesquisa, anotações e ideias

Aqui é onde você escreve suas anotações iniciais. Use para escrever o "porque" do projeto, ideia de cores ou inspirações.

  • Materiais usados

Aqui é para você colocar os materiais que vai precisar. Se ainda não sabe quanto vai s=de cada um, deixe em branco e vá preenchendo com o tempo.

  • Observações

Aqui você escreve o que quiser, normalmente a gente coloca algo que provavelmente esqueceríamos. hahhaha

  • Passo-a-passo

Aqui é o passo-a-passo mesmo! Coloque eles em ordem, te ajuda a saber o que fazer depois, pode até colocar uma data ao lado de cada passo, ajuda com o prazo de entrega caso você trabalho sob encomenda. Além do mais, é uma delícia ir preenchendo as bolinhas. E te ajuda a saber quantas estrelinhas preencher lá em cima!

  • Pontinhos

A gente usa pra desenhar. Como a maioria dos nossos projetos são de patch, acaba ficando bem mais fácil com os pontinhos.

  • Rascunhos e desenhos

Aqui é pra brincar ou anotar alguma coisa que você considera importante. Você pode usar pra desenhar ou como um moodboard. Dependendo do projeto, você também pode colar ali uma amostrinha do tecido que está trabalhando. Ajuda bastante!!!!


Se faltar espaço na ficha para escrever alguma coisa, eu uso a parte de trás. Até porque a gente costuma imprimir 2 páginas por folha, então fica meio apertadinho.


Você pode usar essa ficha pra qualquer projeto, não só para costurices!


Já usamos para algumas reforminhas aqui na loja, para planejar nosso curso on-line e até para algumas coisinha pro casamento que estamos organizando!


Algumas coisitas mais sobre a Ficha:

  • Deixe seus projetos dentro de saquinhos ou caixas individuais, com a Ficha dentro, fica mais fácil de deixar tudo organizadinho.

  • A maioria dos nossos projetos são feitos à 4 mãos. Eu e Gédna fazemos juntas, então deixamos tudo bem explicadinho e escrito.

  • ficha do projeto que esctamos trabalhamos no momento fica na parede. Nós usamos washi tape pra colar ou colocamos no mural com um alfinete.

  • Se você acha que talvez vá precisar de mais tecido, cole ele no espaço de rascunho. Vai ficar bem mais fácil de achar pra levar pra loja e comprar mais.


BAIXE AQUI SUA FICHA DE PROJETO


Gostou? Quando fizer sua peça marque a @amopesponto na sua foto nas redes sociais! Vamos adorar ver seu trabalho. Esperamos que tenha gostado, querida!


Com carinho,

Maria Luiza e Gédna





Posts recentes

Ver tudo