• Maria Luiza & Gédna

Projeto grátis de peseira e capa de travesseiro

Nós amamos colchas de patchwork, mas de vez em quando queremos um projeto mais rápido e mesmo assim lindo. Uma peseira e capa de travesseiro combinando é a nossa solução! Além de ocupar bem menos espaço no armário.


Confira aqui o passo a passo completo e baixe o arquivo do projeto para imprimir no final da publicação!



Para este trabalho você vai precisar de 10 tecidos:


  • 35 centímetros de cada tecido para a parte do patchwork

  • 1,2m para a parte de trás da capa de travesseiro

  • 30 centímetros para o viés da peseira



Para a peseira:

1. Corte 2 tiras de 8 centímetros de cada um dos 10 tecidos.

2. Monte uma “ordem” para os tecidos.

3. Costure as tiras de acordo com essa ordem. Serão dois conjuntos iguais. Abra as costuras.




Aqui tem um detalhe.. você pode abrir as costuras ou rebatê-las para um dos lados. Escolhemos colocar aqui no blog a técnica da costura aberta por ser mais fácil (decidimos isso depois de tirar as fotos, então imaginem que na foto ali de cima as costuras estão abertas, tá?!).


Se você já costura e está acostumada com a técnica de rebater costuras, também é possível. O que você precisa fazer é rebater as costuras alternadas nos dois conjuntos que costurar. E quando for montar, tome cuidado de fazer elas se encaixarem.


4. Costure as extremidades dos conjuntos, lado direito do tecido encostando com lado direito. O resultado será um “tubo”.



5. Coloque o conjunto na base de corte e corte 35 tiras de 8 centímetros.

6. Escolha um dos tecidos para ser o canto superior esquerdo.

Agora vem o “pulo do gato”! Vamos desmanchar as costuras em lugares diferentes.

Desmanche a costura em um dos lados do tecido escolhido. A partir de agora você vai desmanchar sempre a próxima costura. As faixas devem estar como da foto abaixo.





7. Emende as tiras e PRONTO, seu patch está pronto! Agora é só quiltar!

Imagino que você já saiba, mas nós oferecemos o serviço de quilt aqui na Pesponto. Recebemos as peças, quiltamos e enviamos para todo o Brasil! É só mandar pra gente pelos Correios. Nosso contato está aqui no blog e no nosso site também.



Para a capa de travesseiro:

1. Corte 2 tiras de 6,5 centímetros de cada um dos 10 tecidos.

2. Use a ordem dos tecidos que você usou na peseira e costure as tiras de acordo com essa ordem. Serão dois conjuntos iguais. Abra as costuras igualzinho como foi feito na peseira. Costure as extremidades dos conjuntos, lado direito do tecido encostando com lado direito. O resultado será um tubo. Coloque o conjunto na base de corte e corte 28 tiras de 6,5 centímetros.

3. Escolha um dos tecidos para ser o canto superior esquerdo. Desmanche a costura em um dos lados do tecido escolhido. A partir de agora você vai desmanchar sempre a próxima costura. Cada capa de travesseiro deve ter 14 tiras.

4. Emende as tiras em dois conjuntos de 14 e seu patch está pronto! Agora é preciso quiltar.


5. Depois de quiltar você vai precisar fazer a parte de trás da capa de travesseiro.

Para cada Capa corte um pedaço de tecido de 60 x 60. Faça uma bainha de 1 centímetro em um dos lados do tecido. (vire 1 centímetro e depois vire mais 3cm).

6. Corte outro pedaço de 60 x 40cm e faça a mesma bainha em um dos lados maiores.



7. Sobreponha os dois pedaços, o tecido menor por baixo e o maior por cima (lado direito) e coloque a peça quiltada por cima (lado direito para baixo). Alfinete nas extremidades.



8. Costure na borda da capa de travesseiro reforçando bem no transpasse. Refile as “sobrinhas” e passe um overlock ou um zigzag para o acabamento, ou também passe um viés se preferir.

9. Desvire a peça e prontinho... sua cama ficará linda!



Sobraram tirinhas para fazer duas almofadas, então é claro que fizemos! Na foto você verá a cama completa, com todas as peças.


As cores e estampas ficam por sua conta e gosto. Optamos pelos tons de azul e rosa, com branco para deixar uma transição de cores bonita. Gostaram?


Baixe aqui o projeto completo para imprimir


Ah! Vamos dividir com vocês que foi bem difícil tirar as fotos sem a nossa companheira Léla, que amou a peseira e não queria sair de cima da cama. Então aqui vai uma fotinho com ela!



Amamos ver projetos prontos, então quando terminar suas peças, envie fotos para nós! Esperamos que tenham gostado do projeto. Boa costura!

Com carinho,

Maria Luiza, Gédna e Léla ❤️

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Pesponto Quilteria & Patchwork

Av. Hercílio Luz, 1011

Centro, Florianópolis/SC

contato@pesponto.com

48 3028 1106

© 2020 por Pesponto Quilteria & Patchwork. Todos os direitos reservados.